Planeamento Familiar

clinica modelo_aO trabalho do planeamento familiar permanece inacabada. Apesar do grande progresso ao longo das ultimas décadas  mais de 120 milhões de mulheres no mundo todo desejam evitar a gravidez, porem nem elas nem seus parceiros estão fazendo uso dos métodos contraceptivos. Muitos são os motivos para que suas necessidades fiquem desatendidas: os serviços e os insumos ainda não estão disponíveis em todos os lugares ou as opções limitadas. O medo da reprovação social ou a procura contraria do parceiro impõem barreiras formidáveis. O temores dos efeitos colaterais e as preocupações com a saúde assustam algumas pessoas; a outras falta conhecimento sobre as opções de contracepção e seu uso. Estas pessoas precisam de ajuda, .

Vários milhões estão utilizando o planeamento familiar para evitar a gravidez, mas sem sucesso, por uma multiplicidade de razoes. É possível que não tenham recebido instruções claras sobre como utilizar o método adequadamente, que não tenham tido acesso a um método mais apropriado a elas, não foram corretamente orientadas em relação aos efeitos colaterais ou simplesmente acabaram-se os insumos. Estas pessoas necessitam de apoio de melhor qualidade, sem demora.

alem disso, a tarefa do planeamento familiar nunca estará terminada. Nos próximos cinco anos, cerca de 60 milhões de garotas e rapazes atingirão a maturidade sexual. Geração após geração  sempre haverá pessoas que precisam do planeamento familiar e outros cuidados com a saúde.

Se por um lado, os desafios à saúde no mundo inteiro são muitos e bem sérios  por outro, a necessidade de controlar a própria fertilidade afecta mais vidas do que qualquer outro problema de saúde. É crucial para o bem-estar das pessoas, especialmente o das mulheres – e fundamental para sua autodeterminação.

Novas informações e orientações

Anticoncepcionais Orais Combinados (AOC)

  • O que são anticoncepcionais orais combinados? São pilulas que contem baixas doses de dois hormônios – um progestógeno e um estrógeno – similares aos hormônios naturais progesterona e estrógeno existentes no corpo da mulher. Os anticoncepcionais orais combinados também são chamados simplesmente de “a pilula”. Pilulas combinadas de baixa dose OCPs e OCs.
  • Qual a eficácia? A eficácia depende da usuária  o risco de gravidez é maior quando uma mulher começa uma nova carteira de pilulas com três ou mais dias de atraso ou deixa de tomar três, ou mais pilulas perto do inicio ou do fim de uma carteira.

  • Efeitos colaterais, benefícios e riscos a saúde? Algumas usuárias relatam o seguinte: – alterações nos padrões da menstruação entre os quais – sangramento em menor quantidade e menos dias de sangramento, sangramento irregular, sangramento ocasional e ausência de menstruação  dores de cabeça, tontura, náusea  sensibilidade das mamas, alteração do peso, alteração do humor e acne (pode melhorar ou piorar, mas geralmente melhora)

  • Quem pode e Quem não pode usar anticoncepcionais orais combinados? Seguro e adequado para quase todas as mulheres. Praticamente todas as mulheres podem utilizar AOCs com segurança e eficácia, incluindo-se entre elas mulheres que: tenham ou não tido filhos, não sejam casadas, de qualquer idade inclusive adolescentes e mulheres acima dos 40 anos, tenham acabado de passar por um aborto inclusive natural, fumem cigarros – caso tenham menos de 35 anos de idade, tenham anemia no momento ou  tenham tido no assado, tenham varizes, estejam infectadas com o VIH – estejam ou não em terapia Anti-Retroviral. As mulheres podem começar a utilizar o AOCs: sem um exame pélvico  sem quaisquer exames de sangue ou outros testes laboratoriais de rotina, sem testagem para câncer cervical, sem exame das mamas, mesmo quando uma mulher não esteja ficando menstruada na época e se tenha certeza razoável que ela não está gravida.

  • Desfazendo os mitos: Não se acumulam no corpo da mulher, as mulheres nao precisam de um “descanso” extra alem da semana de pausa entre as carteiras; –  devem ser tomados diariamente

Pilulas anticoncepcionais de emergência

  1. O que são pilulas anticoncepcionais de emergência? São pilulas que contêm somente progestógeno e Estrógeno juntos – hormônios semelhantes aos hormônios naturais progesterona e estrógeno existentes no corpo de uma mulher. As pilulas anticoncepcionais de emergência (PAEs) são as vezes chamadas de pilulas “do dia seguinte” ou contraceptivos pós-coito. Funcionam basicamente impedindo ou retardando a liberação de óvulos do ovário (ovulação). Não têm efeito caso a mulher já esteja gravida.
  2. Quais pilulas podem ser usadas como pilulas anticoncepcionais de emergência? Um produto especifico para PAE com o progestógeno levonorgestrel. Um produto especifico para PAE com o estrógeno levonorgestrel. Pilulas só de progestógeno com levonorgestrel ou norgestrel (minipílula). Anticoncepcionais orais combinado com estrógeno e um progestógeno – levonorgestrel ou noretindrona.
  3. Quando toma-las? Assim que possível depois do sexo desprotegido. Quanto antes as PAEs forem ingeridas após o sexo desprotegido, mais efectivas serão para evitar a gravidez. Podem prevenir a gravidez quando tomadas a qualquer momento até 5 dias apos o sexo desprotegido.
  4. Qual é a eficacia? Se 100 mulheres fizessem, cada uma, sexo uma vez durante a segunda ou terceira semana do ciclo menstrual sem utilizar método contraceptivo, 8 provavelmente engravidaram. Se todas as 100 mulheres utilizassem PAEs só de progestógeno  uma provavelmente ficaria gravida. Se todas as 100 mulheres utilizassem PAEs de estrógeno e progesterona, 2 provavelmente engravidariam
  5. Desfazendo os mitos: – Não provocam aborto; – Não causam defeitos (malformaçoes) de nascença caso ocorra gravidez; – Não representam perigo a saúde da mulher; – Não promovem condutas sexuais de risco; – Não tornam a mulher estéril

Injetáveis

  1. O que são injetáveis só de progesterona?

  2. Qual é a eficácia?

  3. Efeitos colaterais, benefícios e riscos à saúde

  • Implantes

  • Dispositivo Intra Uterino com cobre

  • Vasectomia

  • Preservativos masculinos

  • Métodos baseados na percepção da fertilidade

  • Método de amenorreia lactacional

  • Doenças sexualmente transmissíveis

Advertisement

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s